Acessórios ERP

Começamos este artigo, comentando um pouco sobre ERP. ERP designa um sistema multimodular operando sobre um banco de dados unificado com o objetivo de auxiliar a gestão das empresas, reunindo e integrando informações de áreas diversas como Compras, Produção, Financeiro, Recursos Humanos, Vendas, etc.

A implantação de sistemas ERP, como acontece com qualquer ferramenta traz tanto vantagens quanto desvantagens para as organizações que optam pela sua utilização.

Como principais vantagens na utilização de sistemas integrados de gestão, podemos citar:

  •  Automatização das tarefas, como consequência da eliminação de interfaces manuais;
  • Economia de tempo; redução de custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhoria da qualidade da informação disponível na organização;
  • Redução nos limites de tempo de resposta ao mercado.

Entre as desvantagens estão:

  • A elevação de custos com T.I.;
  • A dependência entre os setores;
  • O tempo médio de implantação pode passar dos 6 meses;
  • Os resultados costumam aparecer entre 1 e 3 três anos após a conclusão da instalação do software;

Pensando nestes cenários, nosso trabalho passa a ser estratégico para as empresas que necessitam de controles alternativos ao ERP que podem ou não comunicarem-se com ele, com custos para desenvolvimento infinitamente menores, comparados ao custos de desenvolvimento internamente em seu ERP.

Desenvolvemos ferramentas específicas para seu negócio, seja para controles internos ou até mesmo acessórios ao seu ERP, possibilitando a troca de arquivos com importação/exportação de informações ao mesmo. Entre nossos serviços executados, destacam-se aplicações desenvolvidas para suporte com ERP’s de grande porte como SAP, Oracle ou Microsoft Dynamics.

Dentre nossas ferramentas acessórias desenvolvidas, podemos destacar algumas delas:

  • Comex: Sistema para acompanhamento de importações, com consultas relatórios específicos. Possui também abertura para importação de arquivos XML/TXT da NFe, enviados á sua empresa pelos despachantes aduaneiros;
  • Dashboard: Sistema para análise específica das informações de sua empresa, demonstrando em consultas, relatórios e gráficos, resultados e estatísticas desejadas pelos administradores da empresa. A Ferramenta poderá importar suas informações através de layout proposto pelo ERP da empresa;
  • Financeiro: Ferramenta acessória para importação de informações financeiras através de fluxo de caixa, demonstrando consulta, relatórios e gráficos estratégicos para análise administrativa. O sistema permite também a integração com outros programas de sua contabilidade, exportando as informações no layout proposto pelo software contábil.
  • Projetos e Obras: Sistema para controle dos processos que serão controlados por projeto ou obra, possibilitando o cadastros de clientes e fornecedores, registro de pedidos de compra, propostas, serviços, contratos e apontamentos de horas.
  • Time-Sheet: Sistema para apontamento de horas para pessoal envolvido em projetos, possuindo gerenciamento com consultas e relatórios para análise, integrado ao SAP na importação/exportação de dados.