Microsoft Access

Com o Microsoft Access é possível desenvolver desde aplicações simples como por exemplo, um cadastro de clientes, controle de pedidos até aplicações mais complexas, como por exemplo, todo o controle operacional, administrativo e financeiro de uma pequena ou até mesmo de uma média ou grande empresa. Os aplicativos desenvolvidos podem funcionar perfeitamente em uma rede de computadores, onde os dados armazenados pelo sistema podem ser publicados na Intranet ou até mesmo na Internet.

O Access é amplamente usado por pequenos negócios, departamentos de corporações de grande porte e como hobby de programadores que desejam criar sistemas customizados encarregados de criar e manipular informações.
Sua facilidade de uso com ótimas ferramentas de planejamento dão ao programador não-profissional bastante poder de uso, requerendo menor esforço se comparados a outros programas que se propõe a isso. Porém esta facilidade de uso pode ser enganosa, pois este tipo de programador é muitas vezes um funcionário de escritório com pouco ou nenhum treinamento em desenvolvimento de dados ou aplicações. Devido à oportunidade que o Access fornece à este tipo de funcionário de criar sistemas utilizáveis, muitos são levados à pensar que esta ferramenta é limitada apenas à estas aplicações ou determinados recursos.

Alguns desenvolvedores de aplicação utilizam o Access para o desenvolvimento de aplicações rápidas (rapid application development), especialmente para a criação de protótipos e aplicações autônomas que servem como ferramentas para vendedores, administração e controles em geral.

O Access reúne nele tudo o que é necessário para se obter um programa moderno, prático e objetivo para gestão do seu negócio. Com ele você terá desde o banco de dados de sua aplicação até formulários para preenchimento formal, relatórios customizáveis, gráficos, folhas de dados, pivot tables e vários outros recursos que a inteligência de seus negócios demandar.

Nós utilizamos o Microsoft Access com programação VBA em nossos sistemas de gestão e também ferramentas acessórias ao ERP.