Microsoft Office

As aplicações do Microsoft Office (Access, Excel, Word, PowerPoint, Outlook, etc.) suportam automatização de tarefas através do uso da linguagem de programação Visual Basic for Applications (VBA). Com o VBA é possível executar rotinas, também conhecidas como macros, scripts ou códigos.

Automatizamos processos de trabalho com as ferramentas do Office para seus negócios, utilizando principalmente o Access, Excel e Outlook.

Nossa equipe é formado por profissionais com mais de 15 anos de vivência no ambiente corporativo, acostumados com as rotinas administrativas e adaptações tecnológicas/fiscais necessárias para manutenção de processos internos ou demandas com os sistemas ERP.

Por que usamos o Microsoft Office com VBA ?

Algumas estatísticas apontam mais de 500 milhões de usuários que utilizam o Microsoft Office pelo mundo. Ele é, sem dúvidas, o pacote de produtividade mais bem sucedido já criado até hoje. O Office oferece uma flexibilidade muito grande a cada usuário que o utiliza conforme suas necessidades. O mercado de trabalho hoje exige conhecimentos em Office e desenvolver em VBA é um diferencial.

Infelizmente, as ferramentas do Office são sub-exploradas, e uma de suas funcionalidades mais poderosas e interessantes é sua capacidade de criar automatização de tarefas através da programação VBA. As ferramentas nativas do Office são excelentes, mas com o suporte da programação VBA, você consegue alcançar resultados que não conseguiria se usasse somente ferramentas nativas ou gastaria muito tempo para tal finalidade.

O VBA pode integrar um aplicativo Office com outro. Por exemplo: você pode criar um programa em Excel que exporta algumas tabelas numa apresentação de PowerPoint e envie esta apresentação por e-mail via Outlook. Na verdade, você pode criar sistemas inteiros usando o VBA, a exemplo dos vários sistemas existentes hoje com suporte a banco de dados do Microsoft Access.
Existe outra grande vantagem: várias sintaxes da linguagem VBA para o Excel é a mesma para os outros aplicativos Office. Então, se você aprender bem VBA para Excel, já é meio caminho para aprender o VBA no Word, porque dessa forma seu estudo se concentrará em aprender como o VBA interage com os objetos do Word.
O VBA pode estar presente em todos os lugares, desde no Word instalado num escritório de advocacia, no PowerPoint do estudante colegial e até no Excel das empresas multinacionais. Se dominar o VBA, você pode operar qualquer computador com o Microsoft Office e começar a desenvolver, sem precisar instalar nenhum recurso adicional.
Embora o Office evolua e sofra modificações a cada novo lançamento, o VBA possui uma ótima compatibilidade entre suas versões. Existem códigos VBA que foram criados no Excel 97 que rodam sem problemas no Excel mais recente.