Primeiramente habilitamos o Firewall do Windows (permitindo exceções). Mas para ambientes de teste não há problema em deixá-lo desabilitado.

Dentre as diversas exceções, adicionamos mais uma porta:

Para boa parte dos cenários, a porta TCP 1433 já vai suprir as necessidades:

Em outros cenários mais específicos, pode existir a necessidade de habilitar as portas UPD 1434, TCP 1434 e outras (at. http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms175483.aspx ).
No SQL Server Management Studio, verifique se nas propriedades do servidor esta habilitada a opção “Allow remote connections to this server”. Caso não esteja habilitada, será necessário habilitá-la.

No SQL Server Configuration Manager, mais precisamente nos protocolos da sua instância (ex.: SQLEXPRESS, SQL2005, MSSQLSERVER…), entre nas propriedades do protocolo TCP/IP:

E habilite o protocolo TCP/IP. Em alguns cenários também se faz necessário habilitar o protocolo “Named Pipes”.

E recomendo definir a porta de conexão:

Reinicie o serviço do SQL Server da sua instância e o SQL Server Browser, depois em uma máquina cliente, tente se conectar ao servidor com um usuário válido:

Se tudo ocorrer como previsto, teremos a conexão:

Pontos a levar em consideração para tratar outros cenários:
- Se você não conseguir ao menos dar um “ping” ou compartilhar uma pasta do servidor à rede ou conectar remoto com o Remote Desktop Connection (mstsc.exe), isso pode ser sinal que tem algo errado com o firewall ou a rede ou até mesmo com o Windows (então não é culpa do SQL Server, ainda…).
- Programas de Antivírus ou Firewall de terceiros, também são grandes culpados por problemas com o acesso remoto, tanto no servidor como no cliente.
- O usuário que você esta utilizando para se conectar pode não ter permissão para se conectar ou o servidor não esta no domínio. Para “testar”, no servidor tente se conectar ao SQL Server com o usuário que você esta utilizando na máquina cliente.
- Para “testar”, não utilize o SQL Server Management Studio antigo para se conectar a um SQL Server mais novo, pois algumas vezes isso não dá muito certo.