Uso de #Hashtags em sua postagens

A hashtag é expressão composta pelo símbolo # (cerquilha) mais uma palavra-chave que você deseja procurar ou destacar no mecanismo de busca da rede social sendo utilizada. A origem da palavra em Inglês é “hash” (tradução em Inglês de cerquilha) + “tag” (marcar algo).

O uso da hashtag é simples. Basta colocar a cerquilha (#) seguida de uma palavra, frase ou emoji que represente sua postagem. No entanto, é preciso cuidado. Você não pode colocar qualquer palavra ou inserir hashtags que estão em alta.

Tudo que é colocado em uma postagem precisa se relacionar com o que está escrito ou exibido através de imagens e vídeos.

A hashtag é uma ferramenta essencial na estratégia de marketing digital de sua empresa nas redes sociais, pois apesar de ser usada em apenas 24% dos posts no Twitter, por exemplo, o engajamento nestes posts é o dobro quando comparado com os posts sem o uso do hashtag.

Estrutura da Hashtag

Alguns pontos importantes sobre a estrutura da hashtag:

1) Não utilize espaços. Se você quiser uma expressão com mais de uma palavra, crie uma palavra só. Ex: a expressão “Loja do Mecânico” em uma hashtag vira #LojadoMecânico.

2) A utilização de letras maiúsculas não interfere no alcance ou busca de uma hashtag. Portanto, usando o exemplo anterior, você pode digitar # LojadoMecânico, #lojadomecanico ou #LojaDoMecânico. O mecanismo de busca da rede social não diferenciará as expressões.

3) Não utilize sinais de pontuação como hífen ou apóstrofe. Por exemplo, se você quiser usar a expressão “mão-de-obra”, a hashtag será #mãodeobra.

Plataformas que suportam hashtags

1) Twitter

Rede social em que a hashtag nasceu e onde ela continua sendo usada em alto volume para indicar os assuntos mais comentados. Quando você for a sua página do Twitter e olhar nos “Trending Topics” perceberá quais as hashtags (ou assuntos) mais discutidos naquele momento.

As pessoas usam a hashtag na busca do Twitter para ler os posts das pessoas sobre determinado assunto que as interessa, apresentando uma grande oportunidade para as empresas interagirem no diálogo e colaborarem com informações relevantes, conquistando novos prospects ou fãs para sua marca.

2) Instagram

Como não existe o compartilhamento de posts no Instagram, a hashtag é a única forma de você expandir seu público no Instagram. Se você usa esta rede social focado em imagens e vídeos, sabe que ao usar, por exemplo, as hashtags #instafood, #instapet, #love, etc, você recebe curtidas de pessoas que você não conhece.

Para as empresas que utilizam imagens em seu marketing (procure exemplos como Mercedes Benz ou Red Bull) a identificação e utilização de hashtags que comuniquem com seu público alvo é essencial para o sucesso da campanha de marketing digital na plataforma.

3) Facebook

As hashtags foram disponibilizadas no Facebook em junho de 2013 e apesar de sua utilização ser semelhante ao Twitter ou Instagram, por exemplo, ainda não são muito utilizadas nas plataforma. O motivo é que no Facebook as pessoas tem o padrão de simplesmente passar pela sua Timeline e relacionar-se com as pessoas ou empresas que seguem.

Porém, sugiro fazer algumas experiências antes de postar algo no Facebook, digitando no campo de busca a hashtag relacionada ao assunto do seu post, para identificar potenciais palavras-chave que possam ser utilizadas.

4) Pinterest

Plataforma em que o uso de hashtags é extremamente importante, pois o comportamento padrão das pessoas ao navegarem pelo Pinterest é procurar, através do campo de busca, imagens dos assuntos que as interessam. Quando você coloca uma hashtag na descrição de sua foto, aumenta a possibilidade de ser encontrado e ter seu post “pinado” por mais pessoas.

Lembre-se que o Pinterest é uma ótima oportunidade para quem possui sites de e-commerce. A taxa de conversão é mais que o dobro do que o Twitter e o LinkedIn juntos.

5) Google Plus

Apesar do uso limitado da plataforma no Brasil, o uso de hashtags em posts publicados no Google + ajuda para que seu conteúdo seja encontrado pelo mecanismo de busca do Google, e sejamos honestos, isso é tudo o que queremos, certo?

Cuidado com o uso excessivo de hashtags

Com a popularização das hashtags, os usuários das redes sociais sabem exatamente quando uma pessoa ou empresa está colaborando para a discussão sobre o tema em questão ou quando ela busca se aproveitar de um tópico atual para fazer marketing descarado de seus produtos e serviços.

Por isto, somente utilize hashtags que tenham a ver com o conteúdo que você está postando. Caso contrário, a rejeição da comunidade pode ser um tiro no pé na sua estratégia de marketing digital.

Gostou?
Compartilhe

Programador VBA

Webmaster Programador VBA